Saiba como medir resultados de marketing usando conteúdo interativo

O conteúdo interativo tem crescido continuamente em importância para marcas e empresas de todos os portes. No entanto, muitas marcas continuam a acreditar que não têm os recursos para produzi-lo de forma consistente, então ficam tentadas a diminuir sua relevância.

Neste post, mostraremos como o conteúdo interativo ajuda você a saber como medir resultados de marketing e atingir seus objetivos. Mas primeiro, vamos definir nossos termos.

No contexto do marketing digital, conteúdo interativo é qualquer material digital que requer participação ativa de seu público: clicar, arrastar, tocar, responder e assim por diante.

O termo é uma forma de distinguir formas interativas de conteúdo daquele que é passivo ou estático, como os que os usuários simplesmente consomem, como texto e imagens. O conteúdo interativo, então, é parte integrante de uma estratégia de marketing digital robusta.

Você vai conferir 8 formas de como esse recurso ajuda a medir resultados e atingir seus objetivos de marketing. Neste post, vamos abordar as seguintes formas que o conteúdo interativo pode ajudar sua estratégia:

1. Aumenta o tempo médio dos usuários na página

Uma métrica importante que pode mostrar a eficácia relativa de seu site e sua estratégia de marketing como um todo é o tempo médio na página.

Aumentar o tempo médio na página não é uma solução milagrosa, mas a probabilidade de uma conversão ou venda certamente aumenta quando os leitores realmente consideram o que você tem a dizer.

Se as pessoas estão saindo com a mesma rapidez com que encontraram você, algo está errado. Seu conteúdo pode não ser relevante — ou simplesmente não ser interessante o suficiente para prender a atenção do público.

Há também a preocupação um tanto paradoxal de que você atraiu um leitor por meio da pesquisa orgânica, mas depois que ele teve sua pergunta respondida, ele imediatamente saiu da página.

Ao incorporar conteúdo interativo, você dá aos leitores um motivo para ficar, já que há mais coisa para fazer, aprender ou interagir de outra forma, então alguns usuários ficarão por perto e vão se relacionar com esse material.

2. Impulsiona sua taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) é uma métrica crucial pela qual você pode julgar o sucesso de seu plano de marketing.

Na verdade, aumentar a taxa de cliques costuma ser uma das maneiras de medir os resultados de marketing de uma empresa em uma base contínua.

Para relembrar, a taxa de cliques é essencialmente o número de visitantes que clicam para ir a uma página de destino (como o link de CTA no final de um post) depois de chegar à página original, em comparação com o número total dos que chegaram à página original.

Como o conteúdo interativo aumenta a taxa de cliques? Acompanhe esse exemplo:

Digamos que você escreva uma postagem de blog para responder uma intenção de pesquisa para um questionamento comum em seu setor. Você vai encerrar esse post com call to action (CTA), certo?

Essa é uma boa prática, com certeza, mas alguns leitores vão sair da página muito antes de chegarem lá.

Mas e se o seu CTA não fosse apenas um parágrafo no final de uma postagem em formato de texto? E se o CTA estivesse realmente vinculado a um conteúdo interativo?

Reserve esse CTA para algum outro tipo de clique até que o leitor tenha interagido com uma peça valiosa de conteúdo interativo. Depois de demonstrar valor agregado, você normalmente gerará mais cliques, aumentando sua taxa de cliques.

3. Otimiza a geração de leads

O conteúdo interativo também pode otimizar a geração de leads, especialmente quando essa estratégia começa com pesquisa paga ou orgânica.

Digamos que você queira obter leads por meio de um post no blog. Mais uma vez, você incluirá um CTA no final dessa postagem. Mas desta vez, no lugar de pedir aos leitores que cliquem em alguma coisa, você pede que eles se inscrevam, forneçam um endereço de e-mail ou algo desse tipo.

É uma prática comum oferecer algum tipo de incentivo para essa geração de leads. Se você está vendendo produtos de varejo, pode ser uma mensagem como esta apareça: “inscreva-se agora e ganhe uma porcentagem de desconto em seu primeiro pedido!”

No segmento B2B, uma abordagem mais comum é “baixar um whitepaper” — oferecendo aos leitores um conteúdo mais profundo e valioso sobre o setor como “recompensa” por ter se inscrito.

Mas essa geração de leads pode ser muito mais poderosa e eficaz quando vinculada a um conteúdo verdadeiramente interativo. Veja um exemplo a seguir.

Se o objetivo é coletar endereços de e-mail, você pode pedir para a pessoa inscrever o e-mail para acessar um valioso material interativo, assim como você faria para acessar um e-book ou white paper.

Ou então, você pode criar algum tipo de questionário, como “encontre seu tipo de piso ideal” e colocá-lo onde o CTA ficaria.

Reserve o CTA de fato para a última etapa do questionário, depois de ter despertado a curiosidade e o interesse dos usuários.

Qualquer que seja a abordagem que você adote, praticamente qualquer tipo de conteúdo interativo pode ter efeitos positivos sobre seus esforços para geração de leads.

4. Melhora a experiência do cliente

Os profissionais de marketing falam muito sobre a experiência do cliente e por um bom motivo.

Não importa o quão bom é o seu produto: se a experiência de comprá-lo ou acessá-lo for horrível, alguns consumidores não vão querer continuar na página.

Em outras palavras, um ótimo produto que só pode ser comprado em um site péssimo, desatualizado e não confiável terá um alcance limitado.

A Apple entende isso melhor do que a maioria. Suas lojas nem parecem ter sido projetadas para vender produtos.

Não, as lojas da empresa criam experiências e relacionamentos, e isso vende produtos, É claro, faz diferença que os produtos sejam itens de qualidade, e seu investimento em marketing certamente colabora para esse resultado também.

Mas então, como isso se relaciona com o conteúdo interativo? É simples: seus clientes gostam de descobrir as coisas por si próprios.

Dada a escolha entre imagens estáticas do produto ou um modelo de 360 graus que eles podem girar, aplicar zoom e brincar, você já imagina qual eles vão preferir. E esse é apenas um exemplo.

Aqui está outro: se você vende uma variedade de produtos semelhantes, você certamente poderia criar um post de formato longo no blog descrevendo qual dos seus produtos é certo para quais tipos de consumidores.

Alguns clientes até poderiam lê-lo e tomar uma decisão de compra com base nele.

Mas o quão mais fácil seria — para o cliente, não necessariamente para você — se aquela postagem longa do blog também fosse um questionário interativo?

Os usuários adoram a ideia de estar no controle da experiência. Se eles preferem ler, deixe-os. Mas se eles preferem responder a uma série de perguntas — assuntos sobre os quais você já criou posts no blog, a propósito — e fazer um teste dizendo o que comprar, isso também é ótimo!

Novamente, esses são apenas dois exemplos. As possibilidades do mundo real para melhorar a experiência do cliente por meio de conteúdo interativo são quase infinitas.

5. Desenvolve engajamento e consciência da marca

O engajamento é outra métrica que pode ser difícil de definir e, dependendo de como você a define, difícil de medir.

As definições podem variar, mas normalmente, engajamento significa algum tipo de interação pública e visível, seja como um comentário em um post em si ou uma interação via rede social.

Nem todo negócio depende igualmente do engajamento social. É muito menos importante no B2B do que para marcas diretas ao consumidor, por exemplo.

O engajamento pode ser muito difícil de construir naturalmente, e algumas empresas simplesmente não terão muita tração aqui.

Pessoalmente, eu posso ser grato pela estação de tratamento de água da minha região ou pela empresa de construção que construiu o prédio de escritórios em que estou, mas não tenho razão para segui-los nas redes sociais e praticamente nunca daria um like ou compartilharia um post da rede social de qualquer um deles.

Dito isso, se o engajamento é uma métrica relevante para o seu negócio, você precisa construí-lo — independentemente de isso ser algo natural ou parecer quase impossível.

Criar um conteúdo interativo altamente interessante e socialmente valioso é uma ótima maneira de fazer isso.

Uma pesquisa interessante, um questionário divertido ou um infográfico esclarecedor são opções que podem fazer sentido em seu contexto. Mais uma vez, fazer isso de uma forma perfeita é difícil.

Você precisará criar um conteúdo que seja interessante, altamente compartilhável e com o máximo de vínculo com seu negócio para fazer a diferença.

No entanto, se você conseguir acertar todos esses três aspectos, o conteúdo interativo pode ser uma maneira impressionante de construir engajamento e reconhecimento da marca.

6. Maximiza suas vendas

O conteúdo interativo pode impulsionar as vendas de duas maneiras, uma direta e outra indireta.

Primeiro, vamos falar sobre o modo direto. Vamos voltar ao exemplo do questionário interativo junto com o post de blog de formato longo.

Digamos que o tema seja “qual [par de sapatos / pratos / capa de telefone / suéter] é o ideal para o seu estilo?”. Não pare a experiência ao responder a essa pergunta para um usuário.

Mantenha o funil de vendas em andamento e forneça um link direto para o item que a pessoa encontrou no resultado do questionário.

Você pode até dobrar as chances oferecendo um código de desconto na página de resultados. Assim, o conteúdo interativo pode ser usado como parte de um funil de vendas.

Ele também pode apresentar incentivos indiretos às vendas, especialmente para empresas com processos de vendas mais complexos. Veja como.

O conteúdo interativo nem sempre é um jogo de vendas direto. Às vezes, é uma ferramenta de coleta de dados.

Conforme os usuários se relacionam com seu conteúdo interativo, eles oferecem dados úteis sobre onde estão na jornada de compra e quais são suas necessidades ou dores.

A interação atual deles em seu site pode não levar a uma venda, pode até não ter sido projetada para isso.

Mas se você puder reunir dados valiosos sobre quais são os problemas e demandas dos seus clientes, você pode encaminhar esses dados para suas equipes de vendas. Como resultado, seu time pode ser mais eficaz.

7. Colabora para capturar dados primários

Conforme citamos, seus materiais de conteúdo interativo não precisam ser apenas para educação ou entretenimento de seus clientes. Eles também podem ser ferramentas para coleta de dados.

Ao reunir dados sobre o que seus leads, clientes em potencial e clientes pensam sobre os problemas ou quais itens eles tendem a preferir, você pode tomar melhores decisões baseadas em dados sobre os produtos que lança ou sobre os recursos que adiciona.

Como você pode realmente executar esse tipo de estratégia? A área de coleta de dados por meio de conteúdo interativo é um pouco mais complexa e não temos espaço aqui para entrar em detalhes técnicos.

Criamos um post mais detalhado sobre como o conteúdo interativo pode ajudar na coleta de dados, então certifique-se de dar uma olhada nele para saber mais sobre essa abordagem estratégica.

Observe também que, dependendo de onde você está localizado e onde faz negócios, você pode enfrentar regulamentos adicionais sobre a coleta de dados. 

8. Facilita a coleta de feedback

Um tipo de conteúdo interativo que muitas empresas de grande porte possuem há muitos anos é a humilde pesquisa de feedback.

Empresas conhecem o valor de coletar feedback do usuário, e esse tipo de pesquisa pop-up é uma maneira eficaz de fazer isso.

As pesquisas de feedback podem fazer com que os usuários sintam que têm controle e independência, dando a eles a chance de falar o que pensam sobre o que está ou não funcionando em seu site. Mais importante, elas de fato fornecem um retorno genuíno do cliente que você pode usar para melhorar seus negócios.

Conclusão: acertar em como medir resultados de marketing é mais fácil com conteúdo interativo

Qualquer que seja sua maneira de como medir resultados de marketing atualmente, há uma excelente chance de que adicionar mais conteúdo interativo ao seu site o ajude a atingir mais metas.

Isso pode demandar um pouco mais de esforço ou uma parceria estratégica com uma empresa de experiência de conteúdo como a nossa, mas é um investimento que renderá ganhos agora e nos próximos anos.

Se você quer saber mais sobre conteúdo interativo e como ele pode transformar seu investimento em marketing e atender seus objetivos, confira nosso guia completo sobre esse tipo de material!  

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